Você sabe o que é: 3 Free?

5/21/2013


Olá amores!
Semana passada entrei nessas lojinhas de bijux, que também vendem esmaltes e maquiagem mais acessíveis, até que me deparei com algumas embalagens  de esmaltes muito fofas da marca “STAR”, (Comprei algumas cores que apaixonei, mas antes de mostrar eles neste post, irei testa-los e fazer review.). Quando cheguei em casa e fui namorar um pouquinho as minhas novas aquisições, reparei que em algumas das embalagens dizia: “3 Free”, mas não fazia ideia do que era, então resolvi pesquisar e trazer um post sobre o assunto, pois acredito que assim como eu muitas meninas também não sabem o que significa essa palavrinha que pode ser a salvação de muitas meninas!

A nomenclatura - que aparece nas marcas populares ou luxuosas -  sinaliza a ausência de DBP, tolueno e formaldeído, trinca de ingredientes comumente presente em esmaltes e que, segundo os médicos, têm altíssimo potencial alergênico. “Em geral, a alergia ocorre principalmente por causa do tolueno e do formaldeído”.O último, inclusive, tem o uso controlado na fabricação de cosméticos no Brasil. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite apenas 0,2% em produtos de beleza. “A substância pode causar irritação nos olhos, incluindo reação alérgica nas pálpebras - local mais comum de reação a esmaltes - e problemas respiratórios, além de ser cancerígeno”, completa. Você pode não ser alérgica a esmaltes, mas apresentar uma reação em alguma visita à manicure. Os primeiros sintomas são leve coceira nas pálpebras ou nos dedos, seguida de vermelhidão. Pode ser facilmente confundida com um breve ressecamento da pele. Se os sintomas persistirem, vale fazer uma visita ao dermatologista.
Mas, afinal, é possível substituir o formaldeído nos frascos coloridos? “Sim, na indústria cosmética existem uma série de substâncias que não são potencialmente irritantes e minimizam os riscos, sem perder a qualidade do produto”, diz Renata Leite, gerente de Marketing da Colorama, marca que já baniu os três ativos de suas fórmulas. Os motivos pelos quais eles continuam a ser usados na maioria dos esmaltes é que ajudam a manter brilho, consistência, fixação e durabilidade. “O DBP, ou Dibutyl Phthalate, é usado como plastificante e aumenta o brilho e flexibilidade, enquanto o tolueno (derivado do benzeno), é o solvente tradicional do esmalte. Por fim, o formaldeído, substância que compõe o formol, está presente em algumas resinas do esmalte para aumentar a aderência, o brilho e durabilidade do cosmético”, enumera Renata.
O custo de substituição destes itens pode acarretar em um pequeno aumento de preço nos vidrinhos que amamos. Para a parte da indústria que já carimba o 3Free nos seus esmaltes, este acréscimo representa muito pouco perto do que vale a preservação da saúde das mulheres.
Beijinhos =*
Espero que tenham gostando :D

Você Também Pode Gostar

11 comentários

  1. ótimo post!
    Depois mostra pra gente as cores.

    dani-daninews.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha só, eu não sabia disso... Bem interessante :D

    ♥ Blog Cerejas no Topo:
    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  3. Comprei um esmalte da marca Star e também vi esse selo, adorei saber sobre isso!
    beijinhos, Rê
    www.garotasurbanas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que interessante! Não sabia... Vou começar a prestar atenção nisso!

    Beijos, Deni
    vivendosemprada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. legal... eu nem sabia!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    Facebook - aosdezesseisanos.blogspot.com.br
    Gostei muito do post! rs Booooa tarde anjinho s2

    ResponderExcluir
  6. Não sabia, gostei muito desse post.

    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde
    ainda bem q não tenho alergia rs

    Fique com Deus, bjim Pink
    WWW.bypalomasoares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, passei apenas pra dizer que já estou te seguindo e voltarei aqui futuramente pra fazer comentários sobre os posts.
    Seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Eu sabia em termos o que significa 3 free mas seu post foi muito mais explicativo! Adorei!!!

    Beijinhos Michellen!!! ♡
    http://comente-se.blogspot.com.br/
    Espero você no meu blog!!!

    ResponderExcluir
  10. acredita que naoooooooooo sabia disso?? achei demaiss e é muito útil MESMOOOOOO!!!!

    http://euvodeesmalte.blogspot.com.br/2013/05/nova-colecao-de-esmalte-impala.html?showComment=1369975167976#c4038645572800979893

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho! Volte sempre..

Facebook

Último Vídeo